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Avaliação

Avaliação 360°: o que é, benefícios, como aplicar e mais

Hoje em dia, investir no autoconhecimento dos seus colaboradores é uma excelente oportunidade para crescer, visando isso empresas utilizam métodos que ajudem a chegar a um objetivo com mais eficácia.

Desse modo, a avaliação de desempenho 360 graus é utilizada com a intenção de avaliar o desempenho do colaborador pela visão dos seus colegas e superiores. Veja algumas das curiosidades desse método:

  • O que é a avaliação 360 graus;
  • Para que serve a avaliação 360 graus;
  • Vantagens da avaliação 360 graus;
  • Como fazer a avaliação 360 graus;
  • Modelos de avaliação. 

O que é avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus é a soma da visão do indivíduo, juntamente com a das demais pessoas do seu trabalho. Assim, é utilizada para conseguir informações mais  completas sobre o desenvolvimento do colaborador, juntamente com a concepção do:

  • Líder;  
  • Colegas;
  • Subordinados (caso tenha).

Além disso, algumas empresas decidem incluir os clientes, fornecedores e outros ligados ao colaborador, para um maior ganho de perspectivas.

O método de avaliação de desempenho 360 graus advém do livro de Chiavenato "Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações" situa o indivíduo em um novo modelo de avaliação que envolve o contexto geral.

Para que serve a avaliação 360 graus

Para que serve a avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus tem a finalidade de avaliar de forma imparcial o colaborador, identificando e analisando quais são as perspectivas que as pessoas ao redor do profissional tem dele e comparando com a do colaborador.

Para proporcionar um aperfeiçoamento contínuo do colaborador, é essencial realizar questionários que serão respondidos pelos superiores. Em algumas empresas os colegas, fornecedores e clientes também respondem com o intuito de depois fornecer ao colaborador feedbacks que o ajudaram no seu desenvolvimento.

Nesta avaliação o colaborador tem a possibilidade de autoavaliar o que concede uma oportunidade de entender suas atitudes, comportamento, entre outros fatos facilitar acrescentar mudanças que promovam melhoras no seu trabalho.

Nesse sentido, é um método poderoso para ser aplicado nas empresas, pois os profissionais terão contato com uma visão abrangente do seu comportamento, podendo criar maneiras de crescimento para os seus pontos positivos e para melhorar seus pontos negativos.

Vantagens da avaliação 360 graus

Há diversos benefícios que podem ser obtidos através desse métodos, uma vez que terá acesso a informações mais completas do funcionário. Porque, uma empresa não é somente formada por gestores, todo o seu funcionamento tem impacto nas ações dos demais membros, então avaliar como todos estão agindo é uma excelente maneira de entender quais são os acertos e falhas.

Ainda mais é uma ótima forma de instaurar uma cultura de comunicação onde todos podem expor suas ideias e se sentir seguros no ambiente corporativo. Conheça outras vantagens desse método:

  • Perspectivas diferentes sobre um mesmo assunto;
  • Participação coletiva;
  • Redução dos embates;
  • Um bom relacionamento entre profissional e líder;
  • Feedback completo e com mais chances de crescimento.

Analisando todas essas vantagens, estabelecer esse método dentro de uma corporação permite um adequado crescimento perante o mercado, uma vez que os seus membros são engajados nas suas tarefas e estão em um ambiente acolhedor. 

Como fazer a avaliação 360 graus

O processo de avaliação de desempenho 360° é organizado em etapas diferentes. Desse modo, como é um modelo aberto para ajustes, é utilizado o ciclo PDCA (planejar, fazer, checar e ajustar). Confira de forma detalhada cada uma dessas etapas:

  • Planejar: Antes de tudo é preciso escolher o que será analisado, após isso definir quem são as pessoas para realizar essa avaliação e em seguida, escrever formulários para elaborar um plano de ação, conhecido como 5H2W, que aplica todos esses princípios. O que é; por que; onde; quando; quem; como; quanto custa;
  • Execução: Depois de todo o planejamento é o momento de reunir os avaliadores e os avaliados para explicar a finalidade, normas e o que é esperado. A partir daí, será entregue o questionário no qual os indivíduos deverão responder sem o conhecimento da resposta do outro e quando concluírem recolher para comparar as respostas, notas e outros fatores. Por fim, criar um relatório com todas as informações obtidas;
  • Checagem: Neste momento inicia o acompanhamento da execução para ver se os avaliadores cumpriram com as normas de sigilo e após isso, identificar quais foram as falhas que ocorreram durante a avaliação, como também, checar se todos os envolvidos participaram de forma devida. A fim de investigar se as metas foram atingidas;
  • Ajuste: Essa etapa, é de recolher todos os feedbacks dos participantes sobre a avaliação e o seu desempenho, ou seja, o que eles acharam do método aplicado. Após isso, poderá perceber quais são os ajustes necessários para trazer mais eficácia nas próximas avaliações.

Modelos de avaliação

As avaliações de desempenho 360° são guiadas em modelos, há três principais deles, que são:

  • Modelo enxuto: Com respostas: "nunca", "às vezes" e "sempre". São usadas em questionários mais objetivos e com perguntas curtas.
  • Modelo direto: Esse possui mais possibilidades de respostas: "nunca", "pouco", "algumas vezes", "muito" e "quase sempre''. Pois, suas perguntas permitem ser mais abertas;
  • Modelo complexo: São duas perguntas por categorias e as respostas são baseadas: "nunca'', "algumas vezes"  e ''sempre ”.

São escolhidos de acordo com o objetivo e a profundidade que a empresa deseja alcançar. Dessa forma, fica a escolha da corporação qual modelo se adequa a sua realidade.