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Assessor de Imprensa: função, como se tornar, habilidades, mercado de trabalho, atuação e mais!

O assessor de imprensa é o profissional que pode ter formação na área do Jornalismo, da Comunicação Social ou de Relações Públicas e que tem a função de acrescentar e fortalecer a imagem dos seus assessorados, sendo empresas privadas, instituições públicas, políticos ou até mesmo celebridades, tudo isso junto à imprensa. 

Atualmente, é uma atividade profissional que tem estado sempre em alta no Brasil, na qual se fortaleceu bastante nos últimos anos em detrimento da profissionalização do mercado e a realização de grandes eventos internacionais no país. Desse modo, é de grande relevância conhecer mais sobre a sua função, como se tornar, qual a média salarial, mercado de trabalho, bem como as habilidades exigidas dessa carreira de assessor de imprensa. 

O que faz um Assessor de Imprensa?

O assessor de imprensa é o profissional encarregado pela construção do relacionamento e diálogo de uma marca junto aos meios de comunicação. Sendo que, geralmente, os assessores de imprensa possuem formação em Jornalismo, Comunicação Social ou até mesmo em Relações Públicas. Cujo principal objetivo é tornar a empresa, tanto com relação a seus produtos quanto os seus serviços reconhecidos em todo o mercado. 

À vista disso, o assessor deve inteirar-se a respeito do seu cliente e compreender: o seu histórico, suas fraquezas, seus pontos fortes, quais são seus principais concorrentes e como está o mercado. Com base nisso, o assessor irá encontrar as potenciais possibilidades de notícias do assessorado, que interesse da mídia em publicar ou noticiar algo. 

Dessa maneira, o profissional também deve ser um gestor com múltipla formação, pois os conhecimentos nas áreas de administração e marketing é de fundamental importância para atuar de forma eficiente e planejada.

Dentre algumas das funções ofertadas aos assessores de imprensa para que esse profissional trabalhe de maneira estratégica e com resultado, tem-se a realização de

  • Estratégias de comunicação junto aos jornalistas; 
  • O fortalecimento da marca através do relacionamento com veículos jornalísticos; 
  • O press releases, que é o envio de informações relacionadas à empresa para veículos da imprensa; 
  • O follow up é a atividade de ligar para os repórteres e editores com intuito de apresentar de forma mais direta e pessoal, a pauta; 
  • O clipping, que por meio dele é produzido um relatório diário com todas as informações que saíram na imprensa sobre a empresa assessorada, desta maneira será realizada uma análise do retorno de mídia;

O atendimento à imprensa, na qual o assessor seleciona de maneira cuidadosa os melhores temas para noticiar; o gerenciamento de crises, visto que pequenos deslizes como um tom equivocado pode ser apresentado ao público, diante disso, a assessoria de imprensa precisa estar preparada para lidar com a situação e revertê-la a favor da empresa.

Além disso, esse profissional é o responsável por aconselhar figuras públicas, que podem ser pessoas físicas, empresas ou instituições do governo. Também precisa estar sempre atento para conectar os assessorados aos veículos de comunicação (jornais, revistas, sites, televisão).

Mercado de trabalho para o Assessor de Imprensa

A Assessoria de Imprensa é um dos ramos mais almejado e procurados por jornalistas e RPs (Relações Públicas) que trabalham fora dos veículos de comunicação. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em conjunto com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), quase 70% desses profissionais trabalham como assessores de imprensa. 

Logo, é uma área de bastante concorrência. Sendo assim, para se tornar um candidato competitivo é necessário que o profissional invista em estudo, formação e, principalmente, em estabelecer bons relacionamentos com a mídia e a possíveis assessorados. Dentre os motivos para essa preferência de atuação são diversos: a assessoria de imprensa está entre as áreas mais bem pagas da Comunicação, com salários que vão de 5 a 20 salários mínimos.

Qual é o salário do Assessor de Imprensa?

A remuneração de um assessor de imprensa varia de acordo com a área e tempo de atuação. De forma geral, a média salarial é de R$3.802,33 no contexto do mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais. Nesse sentido, a faixa salarial do assessor de imprensa fica entre R$3.470,34 (média do piso salarial 2020 de acordos, convenções coletivas e dissídios), sendo que o teto salarial pode chegar a R$10.464,53.

Por se tratar de uma área em que o trabalho autônomo é recorrente, muitos jornalistas e Relações Públicas (RPs) que atuam com Assessoria de Imprensa têm à disposição uma tabela de honorários para que possam utilizar como base na hora de precificar um trabalho. Além disso, existe uma pequena oferta de concursos públicos para Jornalistas e RPs que pretendem atuar como assessores de imprensa no serviço público com uma média salarial que vai de R$1.600 até R$4.277.

Como se tornar um Assessor de Imprensa?

Para atuar como assessor de imprensa faz-se necessário realizar uma graduação em Comunicação Social ou em Jornalismo ou em Relações Públicas. Desse modo, existem diversas maneiras de se tornar um assessor de imprensa. Nesse sentido, a formação em uma dessas graduações e a realização de especializações é de extrema importância, pois promoverá uma formação continuada desse futuro profissional assessor de imprensa.

Habilidades de um Assessor de Imprensa

Um bom profissional de assessoria de imprensa deve ter habilidades específicas para atuar nesse ramo tão necessário para o crescimento de empresas e pessoas públicas. Desta forma, o perfil de habilidades e competências a que se interessa em estudar e trabalhar como assessor de imprensa consiste em ter bom relacionamento com a imprensa e a mídia geral. 

Ademais, uma das mais importantes características que o assessor de imprensa deve possuir é a credibilidade, pois, tanto para os veículos de comunicação como para os clientes, ele deve sempre transparecer confiança. Além disso, o carisma é com certeza uma condição facilitadora para a comunicação com pessoas, somado a isso, tem-se a persistência e paciência e o saber escrever muito bem, visto que são através das palavras que ele elabora as suas estratégias, divulga e se diferencia no mercado.