Assessor de Imprensa: o que faz, remuneração e mais!

A assessoria de imprensa surgiu em 1906 quando um jornalista famoso, Ivy Lee, decidiu abandonar a carreira de jornalista, para criar o primeiro escritório de Relações Públicas conhecido na história. Desse momento em diante, Ivy Lee se tornou amplamente responsável por seus eficientes serviços, tornando-se um bem sucedido especialista em relações públicas de diversas empresas, marcado como o início da categoria profissional Assessor de Imprensa.
Já no Brasil, segundo o livro História das Relações Públicas: fragmentos de uma área, de Cláudia Peixoto de Moura, o primeiro escritório que deu o pontapé inicial dessa carreira aqui foi o Light, uma concessionária canadense de energia, que surgiu em janeiro de 1930, dando a largada para os profissionais da área.
Dando continuidade a isso, ao longo da história, desde o ano de 1906 até hoje, vários escritórios foram criados e a evolução da carreira também foi acompanhado o tempo.
Atualmente, o assessor de imprensa geralmente está por trás de todo o processo do relacionamento com a mídia. Servindo como um canal de comunicação entre a empresa/organização/pessoa física que contrata seus serviços e a imprensa.
Desse modo, promovendo uma boa visibilidade para o contratante dos seus serviços, através da chamada mídia espontânea. Para entender mais sobre isso, em seguida vamos explicar o que faz um assessor de imprensa.
O que faz um Assessor de Imprensa
Segundo os autores Elisa Kopplin e Luiz Ferraretto, o conceito de assessoria de imprensa está associado a dois aspectos fundamentais: a necessidade de divulgar opiniões e realizações de um indivíduo ou grupo de pessoas e a existência de um conjunto de instituições conhecido como meios de comunicação.
Dito isso, o assessor de imprensa, como explanado anteriormente de maneira superficial, funciona como um canal de comunicação entre o contratante e a imprensa, em outras palavras o assessor irá intermediar toda a comunicação, servindo como ponte, com o objetivo de criar um relacionamento de troca entre eles.
A título de exemplo, quando a imprensa deseja entrevistar o contratante dos seus serviços, será o papel desse profissional fazer o intermédio para facilitar a troca. Dessa maneira, fazendo a chamada mídia espontânea, onde marcas ou instituições conquistam espaços em em veículos de comunicação ou sites para falar dos seus produtos ou serviços de forma mais orgânica, sem fazer uma propaganda direta.
Quando o jornalista recebe a informação, ele passa a ser o dono dela e do conteúdo final, o assessor e seu cliente não verão a matéria antes dela ser publicada. Mas, importante salientar que se houver erro nessas notícias recebidas ou apenas erros de apuração, o assessor poderá pedir uma errata ao veículo de informações, com a finalidade de corrigir o erro.
Conforme outra autora especialista no assunto “é por meio da Assessoria de Imprensa, um típico “centro nervoso”, que a empresa ou instituição consegue identificar antecipadamente muitas das turbulências que movimentam e alteram várias áreas e segmentos da sociedade, permitindo a empresários, autoridades públicas e demais técnicos estabelecer planejamentos estratégicos mais coerentes com as aspirações dos usuários de seus serviços.”
Desse modo, de maneira bem precisa, o autor delineia bem no que consiste as funções do assessor de imprensa.
Como se tornar um Assessor de Imprensa e como anda o mercado de trabalho
Com isso, diante de tudo o que foi explanado, como se tornar assessor de imprensa? Para ingressar nessa carreira é necessário um diploma de graduação em Relações Públicas ou uma graduação em em jornalismo ou até mesmo publicidade.
O mercado normalmente dá preferência aqueles graduados em jornalismo, mas é importante lembrar, fazendo um paralelo com o que já foi supramencionado, que as funções de um assessor são amplas e desse modo o mercado acaba necessitando de um conhecimento interdisciplinar, ou seja, um pouco de tudo nessa área de comunicação delimitada acima.
Qual é o salário de um Assessor de Imprensa
De acordo com o site salario.com, em concordância com diversos outros, a média salarial de um assessor de imprensa gira em torno de R$3.657,00 dentro de uma jornada de trabalho de 41 horas. As informações passadas são do período de Maio de 2021 a Abril de 2022.
A faixa salarial do salário base dessa categoria fica em torno de R$2.819,44 a R$8.332,93, sendo este último valor o teto salarial desses profissionais. O valor de R$3.440,02 é o piso salarial do ano de 2022, para aqueles regidos pelo CLT.
Ainda, o mencionado site informou que o mercado de trabalho com mais chances de emprego para essa carreira é o da cidade de São Paulo - SP.
No entanto, alguns profissionais que ingressaram nessa carreira encontraram outra maneira para exercer seu papel no mercado de trabalho, atuando de forma autônoma, desse modo cobrando por hora.
Os valores cobrados por hora pelo assessor de imprensa varia de estado para estado, assim como os valores acima informados também estão sujeitos a essas variações, como exemplo em:
- São Paulo - SP: a hora está custando em média R$23,20;
- Rio de Janeiro - RJ: está custando em média R$24,61;
- Natal - RN: está custando bem abaixo dos valores das capitais acima, a média está em R$8,06.
Desse modo, voltamos a salientar que a carreira é promissora, apesar de relativamente antiga e está ganhando mais força nos últimos tempos, portanto está sujeita a variações diversas na remuneração e no mercado de trabalho.. Fiquem sempre atentos a novas informações a respeito.