Arquiteto: áreas de atuação mais promissoras.

O arquiteto projeta a estrutura de um espaço e busca soluções eficientes, levando em consideração a funcionalidade, iluminação e estética do espaço. Além disso, é responsável por todo planejamento, projeto e desenho dos espaços urbanos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que ali habitam.
Para aqueles que almejam a profissão de arquiteto, para exercê-la é necessário possuir o diploma de bacharel por meio do curso de arquitetura ofertado por instituições de ensino superior e em seguida, obter o registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
Quais as áreas de atuação do Arquiteto?
O profissional formado em arquitetura pode se deparar com um mercado bem desafiador, que exige uma constante necessidade de se manter atualizado e capacitado. Mas, por outro lado, é um ramo com boas ofertas de emprego e com diversificados segmentos.
Logo, o arquiteto pode atuar no Planejamento Urbano, Paisagismo, Acompanhamento e Administração de obras, Restauro de edifícios, em Comunicação visual, Desenho de mobiliário, entre outros.
Planejamento Urbano
Com o aumento populacional, foi possível observar certos problemas urbanos e por conta disso, o arquiteto se tornou um profissional essencial devido a sua capacidade de buscar soluções, como a construção de cidades planejadas, urbanização das favelas, criação de bairros autossuficientes, entre outros.
Dessa forma, o arquiteto que escolhe seguir essa área de atuação, precisa desenvolver espaços públicos de qualidade, bem-estar e conforto para as populações.
Paisagismo
O arquiteto é responsável por elaborar projetos de tratamento paisagístico de jardins, edifícios, empresas, também idealizam áreas verdes espalhadas pelas praças, parques e cidades. Então, quem trabalha nesse ramo se preocupa com a composição estética da paisagem em conjunto com a arquitetura, criando espaços que promovem uma melhor interação do ser humano e o meio ambiente.
Acompanhamento e Administração de obras
O profissional acompanha e administra obras, acompanhando todo o projeto elaborado anteriormente, também é de sua responsabilidade manter a qualidade e segurança durante o processo de execução.
Então, esse segmento exige do profissional o planejamento, direção, controle e comando das atividades necessárias para a implantação de um empreendimento imobiliário, isto é, vai observar se as etapas de uma dada construção estão sendo cumpridas de forma satisfatória e se o orçamento anteriormente estabelecido está dentro do previsto.
Restauração de edifícios
O arquiteto atuará na restauração de construções antigas ou deterioradas, realizando o reparo de obras de arte e estabelecimentos históricos. Também, é preciso que o profissional domine técnicas de restauro para manter a integridade total e as características originais da edificação.
Criação de projetos 3D
O profissional que atua nesse ramo, geralmente, é especializado em modelagem 3D, iluminação, renderização, pós-produção, que, por sua vez, exige do arquiteto um amplo conhecimento em certos softwares específicos.
Assim, por meio dessas técnicas, é possível produzir renderizações, que, basicamente consiste na criação de imagens bidimensionais e tridimensionais de um projeto arquitetônico, sendo útil para auxiliar na demonstração do projeto de forma mais real de como uma construção ou espaço ficaria.
Dessa forma, representa com exatidão a ideia do projeto anteriormente idealizado, facilitando até mesmo o andamento da obra, compra de materiais, além de ser um grande diferencial para conquistar clientes.
Comunicação visual
O profissional pode trabalhar nos aspectos urbanos, se atentando a todas questões visuais da cidade, como poluição, comunicação que podem afetar o funcionamento urbano, como placas, sinalização, bem como atuar na criação da identidade de empresas, produtos, podendo lidar com desenho industrial, cinema, entre outros.
Desenho de mobiliário
É um ramo voltado para a área de design, que vai desde a construção de objetos e mobiliários, até a idealização de projetos em resposta às demandas e desejos dos compradores, o que cria novas tendências para a arquitetura de interiores.
Luminotécnica
O arquiteto que opta por essa área atua na elaboração de projetos de iluminação dos ambientes, tanto em espaços internos quanto externos. Também, o profissional pode trabalhar com decoração em eventos ao ar livre, casamentos e convenções.
Ensino e Pesquisa
O profissional de arquitetura ainda pode se dedicar a ensinar outros futuros profissionais da área, por meio da sala de aula, compartilhando seus conhecimentos e experiências. Para isso, é preciso que ingresse em uma pós-graduação em mestrado ou doutorado e assim, possa atuar como professor em ensinos superiores. Também pode participar do desenvolvimento de pesquisas nos mais variados segmentos da arquitetura.
Principais tendências de mercado para o arquiteto
Sem dúvidas, não faltam espaços para colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação, sendo considerado um profissional apto para atuar em várias atividades, que vão desde o planejamento das cidades até mesmo na decoração de espaços. Dessa forma, mesmo o arquiteto possuindo um campo de atuação diversificado, pode-se considerar que certas áreas apresentam mais ascensão, são elas:
- Arquitetura urbanista- Devido ao aumento populacional nas cidades, cresce a necessidade de construir cidades projetadas e inteligentes, por isso é uma área com boas oportunidades de emprego para o arquiteto.
- Desenhos de móveis sob medida- Com o aumento da busca por espaços mais organizados, com exclusividade, custo-benefício, alta qualidade, resistência e que se encaixa na necessidade de cada usuário, essa área apresenta boas oportunidades de atuação para o arquiteto e vem crescendo com o passar do tempo.
- Acompanhamento e Administração de obras- Construções são vistas como bons investimentos, por isso há uma preocupação em assegurar a qualidade da obra, além de cumprir prazos e minimizar custos com a construção civil. Por conta disso, é uma área com boas oportunidades de trabalho para o arquiteto capacitado.