9 fatos que provam que vale a pena fazer faculdade

A faculdade tem a sua importância refletida na ampliação das oportunidades profissionais, nas possibilidades de aumento salarial e também no desenvolvimento pessoal. Desse modo, compreende-se que a conquista de um diploma de curso superior garantirá ao candidato um diferencial frente ao mercado de trabalho.
Porém, nem todo mundo sabe ou entende a importância que uma faculdade pode representar em sua carreira profissional. Sendo assim, para acabar com esse desconhecimento, aqui veremos 9 fatos que provam que vale a pena cursar uma faculdade.
Desenvolvimento pessoal
É no período da faculdade que o aluno transforma a sua visão de mundo, pois uma série de mudanças acontecem não só em sua vida acadêmica, mas também na sua vida pessoal. Isso porque o aluno se encontra em uma nova realidade e é, portanto, obrigado a sair de sua zona de conforto.
Naturalmente há um crescimento pessoal, pois na faculdade o aluno estará rodeado de pessoas com histórias, personalidades e crenças distintas das suas e é justamente essa pluralidade de pessoas e conhecimento que irá contribuir para grandes transformações na vida do aluno.
Se especializar naquilo que você gosta
O ensino médio pode ser uma fase não tão agradável para algumas pessoas, principalmente pelo fato de sermos “obrigados” a estudar aquilo que não gostamos. Porém, na faculdade essa situação muda, pois o aluno agora pode escolher a sua graduação de acordo com a área que ele possui maior facilidade ou maior prazer em estudar.
Por exemplo, aqueles que possuem maior afinidade com a área de Humanas, podem escolher cursos que contemplem esse ramo como História, Filosofia ou Geografia. Já as pessoas que sempre possuíram maior facilidade com a área de exatas, podem optar por fazer cursos como Engenharia, Biologia ou Química. Ou seja, a faculdade é o momento de se dedicar e se especializar naquilo que realmente lhe interessa e lhe dá prazer.
Salários maiores
O curso superior influencia, em muito, no valor dos salários dos trabalhadores brasileiros. Em uma pesquisa realizada pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) verificou-se que os funcionários que possuíam diploma de graduação ganhavam até cerca de 160% a mais do que aqueles que possuíam apenas o Ensino Médio.
Portanto, infere-se que cursar uma faculdade, além de ampliar as possibilidades de trabalho também proporciona uma maior remuneração. Assim, com um salário maior a qualidade de vida também cresce, pois pode-se investir mais em lazer, saúde e educação.
Você pode ser visto como uma autoridade
Na sociedade em que vivemos o diploma é muito valorizado, prova disso é que as pessoas respeitam os profissionais que possuem uma graduação e não costumam questionar aquilo que eles dizem, justamente por confiar em seu trabalho.
Por mais que, atualmente, o diploma não seja considerado a única garantia de conhecimento, a maioria das pessoas ainda o enxerga como comprovação de sua autoridade. Sendo assim, cursar uma faculdade lhe permite conquistar um lugar de respeito no mercado de trabalho e na sociedade.
Possibilidade de seguir na carreira acadêmica
As pessoas que gostam muito de estudar e realizar pesquisa podem se beneficiar, em muito, ao cursar uma faculdade. Isso porque as universidades costumam oferecer bolsas de estudos para projetos de iniciação científica.
Além disso, também existe a possibilidade de prosseguir nos estudos por meio de um mestrado e doutorado. Cabe mencionar que em questão de remuneração o salário de um professor universitário costuma ser maior que os demais, principalmente quando o ensino ocorre em uma universidade pública.
Maiores chances de estudar no exterior
Cursar uma faculdade pode ser muito interessante para aqueles que sonham em viajar e conhecer o mundo, pois muitas são as universidades que disponibilizam opções de intercâmbios com valores bem acessíveis.
Isso porque várias instituições brasileiras realizam parcerias com similares estrangeiras, possibilitando, assim, que os alunos possam cursar um ano letivo ou um semestre em uma universidade fora do país.
Além disso, para aqueles que não querem depender exclusivamente da faculdade para viajar para o exterior, existem programas como o Erasmus, Rotary e Aiesec que podem ajudar, pois oferecem intercâmbios com valores mais em conta.
Construção de conhecimento teórico e prático
No período que se está cursando uma faculdade, e até depois dele, há uma ampliação da rede de contatos tanto no âmbito pessoal como no profissional, ou seja, essa é uma fase propícia para construir o famoso network.
Ademais, ainda nesse período o aluno já começa a colocar em prática todo o conhecimento que antes ele tinha visto apenas na teoria, por meio de estágios, projetos e pesquisa ou atividades extracurriculares.
Tal situação contribui para a solidificação do conhecimento, pois é mediante a prática que se compreende por completo a rotina da profissão. Além disso, a faculdade também disponibiliza, por vezes, palestras, workshops e congressos para que o aluno possa participar.
Maior empregabilidade
Em uma graduação, por meio dos estudos, você pode estar em contato com áreas diferentes das suas, o que é benéfico, pois permitirá que você desenvolva certas habilidades, aumentando as suas possibilidades profissionais.
Sendo assim, compreende-se que a faculdade lhe ajuda a ampliar as suas opções no mercado, uma vez que você poderá atuar em diversas áreas, já que o curso superior lhe proporcionou essa bagagem. Dessa forma, chegamos à conclusão de que ao cursar uma faculdade se amplia as possibilidades de estudo, de emprego e de aprendizado.
Cursar a faculdade é motivo de orgulho
Por fim, é válido mencionar que um diploma de nível superior é motivo de orgulho para qualquer um. Isso porque sabemos que cursar uma faculdade não é nada fácil, pois existem alguns obstáculos que devem ser transpassados nesse período como os anos até se formar, o alto valor das mensalidades – para aqueles que fazem em faculdades particulares- e a dificuldade de conciliar estudo e trabalho.
Por esses e outros motivos muitas pessoas acabam desistindo no meio do caminho. Tal fato aumenta o sentimento de orgulho ao se concluir uma graduação. Além disso, é muito satisfatório saber que somos especialistas em um determinado assunto e que por meio da nossa atuação podemos servir a sociedade de alguma forma.