7 profissões do futuro

A sociedade está em constante mudanças, no seu meio de consumo, no seu comportamento, na sua cultura, dessa forma vão surgindo novos segmentos para atender as necessidades atuais.
Um dos grandes causadores dessas mudanças é a tecnologia que está reinventando formas de convívio e consequentemente as profissões também, além do aparecimento das novas.
Quais são as profissões do futuro?
Com a análise do cenário do mundo atual e o andar da sociedade, foi possível coletar algumas apostas de profissões que serão muito requisitadas no futuro.
- Desenvolvedor de softwares;
- Especialista em segurança da informação;
- Analista de Marketing Digital;
- Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial;
- Arquitetura e engenheiro 3D;
- Ux designer;
- Analista de Big Data.
Desenvolvedor de softwares
Atualmente, a maioria das empresas trabalham e fazem a gestão das suas demandas por meio de sistemas, e com o avanço da tecnologia a tendência é que mais empresas comecem a aderir essas novas funcionalidades. Por isso, podemos considerar que a profissão de Desenvolvedor de softwares, futuramente, será uma das mais procuradas no mercado, uma vez que qualquer empresa do setor público ou privado vai necessitar dos seus serviços, que são:
- Elaborar softwares;
- Manutenção dos softwares;
- Resolver possíveis problemas dos sistemas;
- Adequar cada vez mais os sistemas às exigências da empresa.
Além do mais, esses profissionais podem atuar como desenvolvedores de software para celulares, aplicativos, entre outros.
Especialista em segurança da informação
Por conta dos sistemas implantados nas empresas e dos dados que são gerados e compartilhados, o especialista em segurança da informação se tornou um profissional extremamente importante para garantir a proteção dos mesmos, sendo indispensável a sua atuação no mercado de trabalho.. Algumas das principais responsabilidades dos profissionais dessa área de segurança da informação, são:
- Elaborar e estruturar meios de proteção de dados;
- Monitorar;
- Analisar;
- E aperfeiçoar.
Com a intenção de minimizar a possibilidade dessas informações serem vazadas, prevenindo que dados sigilosos cheguem ao público.
Isso também se aplica aos dados pessoais que diversas empresas possuem, como informações de contato de clientes, pacientes, etc,
Analista de marketing digital
Sem dúvida alguma o marketing é alma de qualquer negócio, principalmente nos meios digitais, por isso a presença do analista de marketing digital está se tornando cada vez mais indispensável, por ser o responsável de desenvolver funções como:
- Captar leads para o negócio;
- Planejar campanhas e conteúdos digitais;
- Elaborar e-mails para nutrir possíveis clientes;
- Desenvolver ações com clientes e parceiros.
Também vale ressaltar que esse profissional desenvolverá conteúdos para o mercado por meio das novas ferramentas da web, como aplicativos, mobile marketing e e-commerce.
Toda empresa ou negócio que desejar seguir crescendo no mercado, vai necessitar de um profissional dessa área para atuar no marketing digital da sua empresa, já que 90% do público brasileiro estão conectados com a internet.
Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial
Todo comércio quer acelerar sua forma de vender ou ficar conhecido pelo público, e ter profissionais que sabem quais ferramentas utilizar para isso, é essencial.
Por isso, o gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial vai usar técnicas avançadas para otimizar negócios no ambiente digital para alcançar isso, construindo fluxos conversacionais, como por exemplo os chatbots de empresas. Além de ser responsável por:
- Planejar ações para atrair o público;
- Desenvolver conteúdos ligados às propostas da empresa;
- Monitorar possíveis riscos de invasão de privacidade ou falhas no sistema e os solucionando, implantando um sistema mais seguro.
Ainda mais, vai procurar métodos e funcionalidades da tecnologia para otimizar e promover os interesses da empresa.
Arquiteto e engenheiro 3D
A tecnologia, além de contribuir no surgimento de novas profissões, está renovando a atuação das existentes, como na arquitetura e na engenharia. Com isso, surgem os projetos em 3D com a intenção de promover uma dimensão melhor da realidade de cada ideia, antes que seja iniciado concretamente.
Uma das maiores vantagens é diminuir o dinheiro e o tempo gasto na apresentação da estrutura de um projeto, pois com a ajuda da tecnologia os seus trabalhos poderão ser apresentados sem gastar muito.
Além disso, poderá sincronizar os trabalhos já elaborados e que já foram apresentados e os reutilizá-los em novas apresentações.
Outro diferencial que merece ser ressaltado é que a tecnologia, nesse caso, também colabora com a sustentabilidade, pois vai diminuir a utilização de matérias para a divulgação de um projeto.
Hoje também já é possível ver construções sustentáveis, com a reutilização de matérias e a implementação de luz solar, e com o uso maior da tecnologia isso será ainda mais visto.
UX designer
Com o avanço do meio tecnológico nota-se que os profissionais que atuam nessa área, se tornam ainda mais buscados no mercado, por seus serviços serem essenciais para essa era. E uma das profissões que surgiu a pouco tempo e futuramente será destaque é os profissionais de UX designer.
Basicamente, sua responsabilidade é criar plataformas facilitadoras para o acesso ao público e acompanhar o usuário durante sua passagem nelas para observar se está sendo agradável. Através de fatores como:
- Arquitetura da informação;
- Layout;
- Pesquisa do usuário.
O crescente número de sites para empresas é um dos grandes responsáveis para essa profissão se tornar uma das mais relevantes do futuro.
Analista de Big Data
É um privilégio saber de informações que podem impulsionar a empresa ao crescimento, imagine ter profissionais que podem restaurar os dados que não são sigilosos e reunir para ajudar na criação de estratégias, basicamente isso que o Analista de Big Data faz.
São informações expostas nos meios públicos digitais, como por exemplo dados do Youtube e Wikipedia, como também nos meios que não são digitais, telemarketing e call center.
Após recolher esses dados, esses profissionais vão analisar e interpretar tais informações para serem usadas em variados casos, a depender dos objetivos que se deseja alcançar.
Pode-se perceber que a tecnologia é influente para qualquer segmento do mercado e aqueles que sabem usá-la serão cada vez mais reconhecidos e requisitados pelo mercado de trabalho.