7 práticas na gestão de pessoas

Não é fácil fortalecer uma equipe e ajudar a todos a se fortalecerem, por isso é importante adotar alguns métodos que oferecem bons resultados.
O grande objetivo da gestão de pessoas é que todos possam crescer e dessa maneira ser mais eficiente para a organização, através de uma produtividade e engajamento maior. Confira algumas dicas para ter êxito na gestão de pessoas:
- Alinhe a equipe a cultura da empresa;
- Promova um ambiente organizacional;
- Pratique Feedback;
- Oferte cursos e treinamentos;
- Mantenha uma comunicação;
- Invista em políticas de diversidade;
- Estimule a participação.
Alinhe a equipe a cultura da empresa
Muitas empresas têm critérios pré estabelecidos para contratação, já que entendem que é necessário que os seus colaboradores tenham um perfil semelhante com o da empresa.
A fim de acertar nas escolhas dos contratados é importante avaliar alguns pontos como o skills de cada candidato, basicamente as características mais predominantes neles. É evidente que, cada novo funcionário trará novas contribuições e impactará o convívio da organização, isso se torna mais um motivo importante no momento da contratação no momento de escolher colaboradores com uma visão alinhada com a cultura da empresa.
Essa atitude não sugere que o trabalho de alinhar os colaboradores aos costumes da empresa termina na contratação, durante todo o vínculo do funcionário é preciso que esteja sempre orientado a compreender qual é a cultura instaurada na organização e ser complacente com ela.
Promova um ambiente organizacional
O ambiente de trabalho deve ter aspectos que demonstrem a formalidade necessária e também que o local esteja organizado para passar um clima formal e respeitoso.
Para ser um bom gestor de pessoas e oferecer um ambiente propício para o trabalho é importante realizar pesquisas que orientem como fazer para que isso aconteça.
Além da preocupação com o espaço físico é ainda mais significativo um clima agradável e ético para que os funcionários se sintam bem e possam respeitar os limites impostos pela organização.
Não adianta propor metas e cobrar uma boa performance se o ambiente de trabalho não contribui para uma boa atuação dos colaboradores.
Pratique feedback
Saber como está sua performance e quais são os pontos que precisam ser ajustados ajuda o funcionário a entender que suas ações estão sendo observadas, assim o instiga a uma atuação melhor.
Um bom gestor é aquele que oferece feedback, que são apontamentos elaborados para ajustar o colaborador ao que é sugerido, por isso essas observações devem ser realizadas com atenção, não de qualquer jeito.
Além disso, precisam ser dadas com respeito e não como um ataque pessoal, caso seja o contrário pode ser considerado como uma humilhação e não como uma crítica construtiva.
Afinal, a intenção dos feedback é contribuir com o aperfeiçoamento do funcionário e ser um impulsionador para alinhar suas atitudes com os objetivos empresariais.
Sem dúvidas uma empresa que possui uma cultura de feedback mútuo, tanto dos gestores como dos funcionários, indica um dos maiores indicadores que a comunicação está presente e esse é um dos pontos para o sucesso.
Oferte cursos e treinamentos
Uma das principais ferramentas para a gestão de pessoas é o investimento em cursos e treinamentos, uma vez que, novos conhecimentos podem ser adquiridos como, também hábitos e uma melhor performance.
Essa ação de trazer esses investimentos além de mostrar aos funcionários que se preocupam com o seu crescimento, colabora com um melhor engajamento dos colaboradores. Visto que, ao perceberem o investimento dos seus gestores, sentem-se motivados a trazer um retorno para a empresa.
Outros principais benefícios dos cursos e treinamentos, são:
- Ajudar na percepção de talentos dos funcionários;
- Fornecer ocasiões de aprendizados;
- Instigar o aperfeiçoamento.
Há diversas vantagens que são adquiridas após esses programas voltados ao crescimento dos funcionários e é responsabilidade da gestão de pessoas buscar meios para que isso ocorra.
Mantenha a comunicação
Para todos estarem engajados e cientes das suas responsabilidades é importante que no ambiente de trabalho exista uma comunicação clara para evitar possíveis transtornos.
A fim de manter todos informados é interessante que se tenha mecanismos que facilitem isso, como, por exemplo, chat on-line ou mural de recados. Desse modo, poderá até mesmo estimular aqueles que são tímidos a interagir com os demais colaboradores.
Um dos maiores vilões da gestão de pessoas é a falta de comunicação. Dessa forma, o responsável por ela deve estabelecer meios para que todos os colaboradores tenham acesso às notificações.
Invista em políticas de diversidade
Hoje em dia as empresas devem acompanhar as mudanças de comportamento da sociedade, por isso fundamentar uma política de diversidade dentro dela é importante, para que todos possam se sentir inseridos e se adaptem às diversidades de todos os membros.
Também, é importante construir momentos nos quais a empatia e a inteligência emocional comece a ser praticada, com o intuito de criar um ambiente mais seguro e respeitoso. Dessa maneira, a empresa poderá impactar de forma positiva nas realizações das tarefas e produção de uma imagem moderna.
Estimule a participação
Os colaboradores precisam se sentir úteis e saber que tem autonomia para inovar e realizar suas tarefas. Dessa maneira, é importante ofertar ocasiões nas quais a sua participação seja crucial na criação de soluções e na elaboração de possíveis melhorias.
Assim, possibilita ao funcionário criar um sentimento de pertencimento, ao invés de uma relação unilateral com a empresa, onde os comandos são dados e é preciso todos serem cumpridos sem nenhuma objeção.