11 dicas para ser um bom líder

No que diz respeito a uma boa liderança nas empresas, esse é um assunto recorrente e que está sempre em pauta nas discussões, principalmente, quando se trata de empreendedorismo. Nesse sentido, há muitos questionamentos sobre como ser um bom líder, adquirir certas capacidades para começar o próprio negócio e fazer com que ele prospere.
Dúvidas como essas tendem a crescer conforme o crescimento da empresa e o empresário começa a lidar com mais desafios, também é quando se torna primordial aumentar o número de funcionários. Nesse momento, os conceitos teóricos sobre empreendedorismo e liderança começam a se misturar e a ficarem confusos na prática. Diante disso, a busca para tentar compreender quais os “segredos da arte de liderar” uma equipe, torna-se cada vez mais recorrente.
Mas, um bom líder é muito mais sobre adquirir atitudes ou posturas corretas do que, por exemplo, assumir somente as responsabilidades do dia a dia, pois um líder de boa competência está atento aos seus funcionários, age pensando na melhor forma de conduzir a equipe e se preocupa em ser inspiração positiva para as pessoas que estão ao seu redor.
Tendo em vista que liderar equipes não é uma tarefa fácil e que um bom líder deve estar em constante evolução e aprendizado, segue abaixo algumas dicas de liderança.
Dicas para ter liderança
Para ser um bom líder existem algumas atitudes e sentimentos que devem ser desenvolvidos, são eles:
Empatia
É de fundamental importância um líder saber se colocar no lugar do outro, o que possibilita melhor compreensão de situações interpessoais. Logo, essa é uma competência fundamental para um bom líder.
Percepção generalista
É preciso saber compreender o quadro geral, ou seja, estar atento e até prever as consequências de ações realizadas tanto por você, quanto pelos seus colaboradores.
Equilíbrio emocional
A capacidade de possuir equilíbrio emocional não implica em não sentir ou demonstrar emoções. Porém, um líder emocionalmente equilibrado é aquele que consegue manter-se estável em todas as situações.
Conhecer a si mesmo
É necessário que possua as habilidades do autoconhecimento, pois saber quais são as suas limitações e maiores virtudes irá ajudar a direcionar de forma efetiva o seu time de colaboradores.
Ser honesto e transparente
Essa é uma qualidade que qualquer profissional que faz parte de uma equipe deve possuir. Dessa maneira, o líder irá transmitir confiança necessária aos seus funcionários da empresa.
Capacidade de delegar
É preciso entender que uma das funções de uma líder é de gerenciar e administrar uma equipe, com a capacidade de delegar para cada um dos funcionários as funções específicas a serem desempenhadas, conforme as habilidades de cada um. Assim, é necessário aprender a distribuir tarefas.
Desenvolver a comunicação
A capacidade de promover comunicação eficiente entre as equipes é uma das maiores dificuldades internas de uma empresa, pois quando as informações não são devidamente entendidas, problemas certamente irão ocorrer. Assim, um bom líder deve saber fazer isso de maneira fluida e clara.
Ser exemplo
Ser um bom líder implica em oferecer credibilidade diante das suas ações e atitudes. Portanto, o caminho é ser um bom exemplo para que se possa cobrar aquilo que também se oferece.
Manter uma postura positiva
Ter uma postura otimista é fundamental, e isso não significa ignorar todos os problemas, mas manter uma postura de esperança e de confiança no trabalho, pois isso tem um efeito muito benéfico nas relações interpessoais.
Saber ouvir
Saber ouvir é fundamental, pois ouvir o feedback demonstra que você se importa com as demais pessoas da equipe e mesmo a decisão e a responsabilidade serem atitudes do líder, a participação complementar dos colaboradores no trabalho faz toda a diferença.
Além disso, poderá promover diferentes pontos de vista a respeito de um determinado tema, dessa maneira, o líder provoca de forma positiva um sentimento de pertencimento
Conhecer a equipe
Essa é sem dúvidas umas das características mais relevantes para alcançar uma boa liderança. Uma vez que, conhecer as pessoas que se encontram sob sua liderança irá permitir administrar as habilidades e saber lidar com os diferentes temperamentos.
Importante, também, para saber em quem se pode confiar as suas funções e responsabilidades, em caso de ausência.
O que não fazer quando se quer ser um bom líder
Agora que já vimos algumas dicas daquilo que deve ser feito para se tornar um bom líder, é interessante, agora, analisar aquilo que deve ser evitado.
Imposição da sua vontade como a única
O ato de impor sua vontade como a única não é algo que deve ser feito, pois a função de um líder não é o de impor decisões, mesmo que esteja numa posição de maior responsabilidade.
Críticas públicas
Criticar publicamente é algo que em hipótese alguma deve ser feito. É certo que você deve criar momentos em que possa realizar a correção, orientação e instrução em particular. Por isso, tal situação deve ocorrer de forma discreta e com cordialidade, para não provocar constrangimentos em seus funcionários.
Adiamento de tomada de decisão
Não se deve adiar tomadas de decisão, o líder precisa saber estabelecer prazos e quanto mais habilidoso e rápido for, melhor será visto como um líder eficiente.
Ficar excessivamente preso às regras
É preciso ter ponderação e evitar se prender excessivamente às regras. Vale ressaltar que, não significa uma sugestão para quebrar as regras da empresa. Mas, por vezes, alguns protocolos acabam impedindo que o trabalho flua mais rapidamente. Portanto, é possível propor a revisão de alguns processos e reformular metodologias antes utilizadas, além de criar novas formas de trabalhar,que possuam melhor fluxo.
Propor metas inatingíveis
O ato de propor metas inatingíveis e inalcançáveis irá provocar frustração, quando não forem alcançadas, sendo uma pressão totalmente desnecessária na equipe, na qual a tentativa de chegar a um lugar utópico torna-se muito desgastante.
Lembrando que ter metas ousadas é positivo, ao passo que você perceba que esteja fazendo sentido para a sua equipe.